ROTEIROS E DICAS

Conheça aqui algumas dicas de programações na Ilha de Fernando de Noronha.

Mergulho autonômo

Recomendamos usar: sandálias, boné, roupa de banho e mergulho.
Levar: material fotográfico subaquático.
Duração aproximada: 4 horas.
Nível de dificuldade: Leve.

Os mais experientes mergulhadores já afirmaram: Noronha é um dos melhores pontos de mergulho do mundo. E esta afirmação não se dá por acaso, afinal são poucos os lugares no planeta quem têm média de temperatura da água de 26° e visibilidade de até 50 metros na horizontal. Isso para não falar da diversidade de vida marinha. É comum se escutar a seguinte frase na ilha: Vir a Noronha e não mergulhar é a mesma coisa que ir a Roma e não ver o Papa. Descubra você mesmo o porque desta frase e não é nem preciso saber mergulhar basta ter interesse, pois quem nunca mergulhou poderá realizar o batismo Submarino, acompanhados de um instrutor de mergulho a uma profundidade de até 12 metros. Já os mais experientes com curso comprovado farão mergulhos mais profundos.

Mirante dos Golfinhos

Recomendamos usar : tênis e repelente.
Levar: material fotográfico.

Esta trilha começa pela manhã antes do alvorecer e o percurso é de aproximadamente 1 Km passando por um pedaço de mata nativa. O destino é um paredão de 60 metros de altura de onde observamos o comportamento dos golfinhos rotadores após terem passado a noite toda alimentando-se em alto mar. Este local conhecido como "Baía dos Golfinhos" foi escolhido por esses mamíferos como área de descanso e acasalamento. Além dos golfinhos, a paisagem e o alvorecer das aves marinhas são um show a parte. Durante o trajeto observaremos fauna e flora e nos encantaremos com a exuberância da natureza.

Trilha histórica

Levar: Tênis, boné, protetor solar e roupa de banho.
Duração aproximada: 5 horas.
Levar: material de mergulho e fotográfico.
Nível de dificuldade: Pesado.

Iniciar esta trilha pela praia do Americano, um bom lugar para banho, depois seguir pela trilha passando pelas ruínas do antigo Forte de São Pedro do Boldró, de onde pode-se observar uma linda paisagem das ilhas secundárias e do Morro dos Dois Irmãos. Seguir caminhada até chegar a praia do Boldró, local para uma segunda parada para banho de mar e mergulho livre. Caminhar pela encosta do Morro do Pico até a praia da Conceição e posteriormente chegar à Vila dos Remédios, conhecer o Sítio histórico composto por antigos casarios, igreja, forte e ruínas de antigos presídios.

Mergulho livre

Recomendamos usar: sandália, boné, protetor solar e roupa de banho.
Levar: material de mergulho e fotográfico.
Duração aproximada: 2,5 horas.
Nível de dificuldade: Leve.

Realizar o mergulho de flutuação (snorkling), para observação da fauna marinha, com acompanhamento de guia. O local do mergulho será escolhido de acordo com as condições do mar e autorização do Ibama. Os locais mais comuns para estes mergulhos são: O naufrágio do Porto de Santo Antônio, o Morro de Fora na praia da Conceição ou a Baía do Sueste. Mergulhos diários pela manhã e a tarde.

Entardecer no barco

Recomendamos usar: sandália, boné, protetor solar e roupa de banho.
Levar: material de mergulho e fotográfico.
Duração aproximada: 3 horas.

Saindo do Porto de Santo Antônio passando pelas praias da Biboca, Cachorro e Conceição. Esta última, local de parada para banho de mar. Após aproximadamente 40 minutos navegar até as proximidades dos Morros dos Dois Irmãos de onde observa-se o pôr-do-sol e agradecemos ao Divino por mais um belo dia. Durante o trajeto observamos fauna e flora além de belas paisagens. Saídas diárias pela Tarde

Trilha do Leão

Recomendamos usar: tênis, boné, protetor solar e roupa de banho.
Levar: material de mergulho e fotográfico.
Duração aproximada: 5 horas.
Nível de dificuldade: Pesado.

Trilha feita por praias do lado do mar-de-fora. Iniciar a caminhada indo em direção ao mirante dos Abreus, seguir passando pelo único mangue em ilhas oceânicas do atlântico sul e em seguida chegar a Baía do Sueste, local de alimentação de tartarugas marinhas e parada para banho e mergulho livre. Continuar caminhada, agora em direção ao Mirante da Maré Gráfica, antigo medidor de maré e de onde se tem uma linda vista de toda a Baia do Sueste. Posteriormente ir em direção a praia do Leão, a preferida das tartarugas marinhas para desovarem. Chegando lá se descobre o motivo. É importante ressaltar que essa trilha exige esforço físico do participante pois faremos longas caminhadas e teremos várias subidas nos morros que encontraremos pelo caminho. Trilha diária de acordo com o horário da maré baixa.

Trilha do Golfinho

Recomendamos usar: tênis, boné, protetor solar e roupa de banho.
Levar: material de mergulho e fotográfico.
Duração aproximada: 5 horas.
Nível de dificuldade: Pesado.

A caminhada começa em direção ao Mirante da Baía dos Golfinhos, de onde do alto de um paredão de aproximadamente 60 metros, observa-se por alguns instantes, o comportamento dos Golfinhos Rotadores. Seguir a caminhada passando pelas encostas que vai da Baía dos Golfinhos até Baía dos Porcos. Durante todo trajeto observamos belos mirantes com paisagens únicas, além de poder estar bem próximos de ninhos de aves marinhas, que utilizam as árvores dessas encostas para procriarem. Após a caminhada por essas encostas, descer as escadas que dão acesso a praia do Sancho, local para banho e mergulho livre. Continuar a trilha caminhando agora pelas praias do Porcos, Cacimba do Padre, Bode, Americano e por último Boldró. Durante a passagem por essas praias pode-se parar pois é possível tomar banho e mergulho livre, dependendo da condição do mar. É importante ressaltar que essa trilha exige esforço físico do participante pois faremos longas caminhadas e teremos várias subidas nos morros que encontraremos pelo caminho. Trilha diária de acordo com o horário da maré baixa.

Trilha do Atalaia

Recomendamos usar: tênis, boné, protetor solar e roupa de banho.
Levar: material de mergulho e fotográfico.
Duração aproximada: 5 horas.
Nível de dificuldade: Pesado.

Iniciando pela Vila dos Remédios, onde encontra-se boa parte do Sítio histórico de Fernando de Noronha. O palácio São Miguel, a igreja de Nossa Senhora dos Remédios e o Forte do mesmo nome, antigos casarios e presídios além do museu histórico são algumas das relíquias para visitação descobrindo um pouco da história de Noronha que se confunde com a própria história do Brasil. O passeio tem também uma caminhada passando por 3 praias: Cachorro, Meio e Conceição, esta última sendo um bom local de parada para banho de mar. É importante ressaltar que essa trilha exige esforço físico do participante pois faremos longas caminhadas e teremos várias subidas nos morros que encontraremos pelo caminho. Trilha diária de acordo com o horário da maré baixa.

Caminhada histórica

Duração aproximada: 3 horas
Levar: Tênis, boné, protetor solar, material fotográfico e roupa de banho.
Nível de dificuldade: Leve.

Iniciando pela Vila dos Remédios, onde encontra-se boa parte do Sítio histórico de Fernando de Noronha. O palácio São Miguel, a igreja de Nossa Senhora dos Remédios e o Forte do mesmo nome, antigos casarios e presídios além do museu histórico são algumas das relíquias para visitação descobrindo um pouco da história de Noronha que se confunde com a própria história do Brasil. O passeio tem também uma caminhada passando por 3 praias: Cachorro, Meio e Conceição, esta última sendo um bom local de parada para banho de mar.

Ilhatur

Duração: 8 horas
Levar: Tênis, boné, protetor solar, material de mergulho e fotográfico e roupa de banho.
Nível de dificuldade: Médio

No passeio o turista terá um panorama geral das principais praias, piscinas naturais e belos mirantes do arquipélago. Durante todo o trajeto o turista conhecerá um pouco da fauna e flora existente e fará várias paradas para banho de mar e mergulho livre. Utiliza-se bugres, veículos 4 x 4, embora boa parte do roteiro seja feito a pé, através das caminhadas por trilhas e praias. O passeio termina com o pôr-do-sol no mirante do Boldró.

Passeio de barco

Duração aproximada: 3 horas
Levar: Sandálias, boné, protetor solar, material de mergulho e fotográfico e roupa de banho.
Nível de dificuldade: Leve

O passeio saindo do Porto Santo Antônio, passando nas proximidades das ilhas secundárias, para observação de suas formações rochosas e dos ninhos das aves marinhas e na seqüência seguir em direção ao outro extremo do arquipélago passando em frente a várias praias e baías. Uma parada para banho praia do Sancho.

Planasub

Recomendamos usar : sandália, boné, protetor solar e roupa de banho.
Levar: material fotográfico
Duração aproximada: 2 horas.
Nível de dificuldade: leve

Também conhecido como vôo submarino, este passeio é bem divertido. É uma nova modalidade de mergulho onde o participante segura uma prancha que por sua vez se mantém presa a um barco através de uma cabo de aproximadamente 5 metros. Com a utilização de equipamentos de mergulho (já inclusos), o participante poderá observar a vida marinha existente de uma maneira bastante descontraída. Passeios diários pela manhã e a tarde. Local de Partida: Porto Santo Antônio.